Coreia do Norte suspende conversas com Seul marcadas para quarta-feira

A Coreia do Norte anunciou a suspensão das conversas de alto nível com aCoreia do Sul previstas para quarta-feira 15 em razão de exercícios militares conjuntos de sul-coreanos e americanos. Para Pyongyang, essas manobras militares vão contra a tendência de melhoria nas relações entre Norte e Sul.

A decisão da Coreia do Norte também põe em risco o encontro entre Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcado para 12 de junho em Singapura.

A reunião de quarta entre as Coreias tinha como objetivo discutir planos para implementar uma declaração entre os líderes norte e sul-coreanos após a cúpula histórica em 27 de abril. A declaração incluía a promessa de encerrar formalmente a Guerra da Coreia e buscar a “desnuclearização completa”, informou o Ministério de Unificação da Coreia do Sul nesta terça-feira.

A Agência Coreana Central de Notícias, da Coreia do Norte, chamou de “provocação” os exercícios militares conjuntos de Estados Unidos e Coreia do Sul e disse que Pyongyang não tem escolha a não ser suspender as negociações.

Reuters, EFE e Veja

Recomendadas para Você

%d blogueiros gostam disto: